Quem somos ?

O Terraço Verde é um espaço para implementação, experimentação e multiplicação de tecnologias sustentáveis. Atuamos para conectar profissionais de impacto, comprometidos em desenvolver soluções práticas para os centros urbanos, e este projeto cristaliza nosso objetivo ao reunir diferentes profissionais para produzir conhecimento de alto impacto social e ambiental. 

O que é?

Os benefícios dos terraços verdes já são conhecidos, mas é necessário ampliar e replicar esse conhecimento. O Terraço Verde, espaço localizado na região central de Curitiba, reúne as condições para que a gente teste in loco, experimente e comprove esses benefícios.

Conectamos profissionais e pesquisadores altamente qualificados para ocuparem o Terraço Verde como laboratório de pesquisa para a sustentabilidade urbana. 

Numa parceria com as universidades Federal do Paraná (UFPR) e Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), estão sendo conduzidos cinco estudos, sendo que os equipamentos e base de dados gerada estará disponível de forma permanente para que outros pesquisadores possam aproveitá-las.

É fundamental fortalecer a pesquisa nas universidades públicas brasileiras como forma de produzir conhecimento, tecnologias e soberania para o país. Assim como reverter esses conhecimentos para o bem da sociedade.

Atraso de pico e redução de enchentes

Por meio da instalação de sensores de chuva, é medida a diferença de tempo entre o momento em que começa a chover e o momento em que a água começa a escoar pelo telhado verde. Este dado nos permite quantificar a demora para que a água da chuva chegue no sistema de captação pluvial urbano e, portanto, a diferença de escoamento entre a laje e o substrato com cobertura vegetal.

Percentual de retenção de água da chuva e redução de enchentes

Medida da capacidade de retenção de água da chuva que o telhado verde proporciona, através de sensores que nos darão o percentual de água retida no solo. Nesse estudo, quantificamos a capacidade do substrato reter água da chuva, auxiliando na redução de enchentes.

Controle de temperatura de espaços com telhado verde

Neste experimento, é monitorada a temperatura da superfície do substrato e dos ambientes localizados logo abaixo da laje. Assim, é possível comparar a diferença de temperatura entre o ambiente que possui cobertura vegetal e o que não, medindo o benefício do uso de telhados verdes no controle da temperatura interna das edificações e auxiliando na redução do gasto energético por conta da diminuição do uso de aparelhos de ar condicionado.

Internet das coisas aplicada ao Terraço Verde

Implementação de uma solução de hardware e software, baseada no conceito de Internet das Coisas, de forma integrada  a sensores de detecção de água da chuva, sensor capacitivo de umidade do solo e sensor pluviométrico. Esta solução fornece dados em tempo real para que os estudos sejam elaborados.

A infra-estrutura  utiliza softwares livres como Python, Django, Contiki OS e Mosquitto RSMB ou gratuitos como Docker e Google Flutter.

Benefícios para o poder público e mercado imobiliário

Com os dados obtidos nas pesquisas, são produzidos estudos de viabilidade do sistema construtivo de telhados verdes tanto em relação aos aspectos socioeconômicos quanto ambientais. Os objetivos são comparar o tempo de execução do telhado verde em contraposição ao sistema construtivo convencional e analisar o impacto financeiro e as diferenças de desempenho dos dois sistemas quanto ao controle de inundações, através de experimentos e cálculos de dimensionamento. Dessa forma, o setor público e o mercado imobiliário terão medidas objetivas quanto às vantagens de se implementar telhados verdes, como a diminuição de gastos energéticos, mitigação de ilhas de calor, redução de enchentes, melhoria da qualidade do ar e contribuição para a biodiversidade, atraindo aves e invertebrados.

Pesquisadores 

Daniel Dias  

Servidor público federal, formado em Análise de Sistemas pela PUC-PR e pós graduando do curso de especialização em Internet da Coisas pela UTFPR. Desenvolve trabalho para criação de rede de sensores, auxiliando em pesquisa sobre o tema telhados verdes.

Lattes

Thamille Casagrande 

Arquiteta e Urbanista, formada pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Construção Civil da Universidade Federal do Paraná (PPGECC/UFPR). Pesquisa os efeitos positivos da incorporação de telhados verdes associados à mitigação de enchentes e ao melhoramento do isolamento térmico das edificações.

Lattes

Victor Bulkool de Farias

Engenheiro civil, formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), especializado em Gerenciamento de Obras no Programa de Pós-Graduação da UTFPR, no qual foi desenvolvido um trabalho de gestão e viabilidade socioeconômica e ambiental do uso de telhados verdes nas edificações de Curitiba.

VEMjunto

O meio ambiente, assim como as universidades públicas, estão sob ataque, e nós te convidamos a enfrentar isso tudo junto com a gente com ações práticas. 

Precisamos de você para tornar estas pesquisas realidade. Você pode contribuir e ainda ganhar umas recompensas super legais

Multiplique

Nossos apoiadores

Tire suas dúvidas

Caso você tenha alguma pergunta ou contribuição a fazer para a pesquisa, basta entrar em conato com a gente 😉 

Entre em contato